Pular para o conteúdo

EMDR: uma revolução!

24/06/2010

Tive a oportunidade de experimentar essa nova modalidade de terapia que promete revolucionar o campo da psicologia – a EMDR. A sigla se refere aos termos em inglês: Eye Movement Desensitization and Reprocessing (a tradução seria algo como Desensibilização e Reprocessamento pelo Movimento dos Olhos). É uma técnica que trabalha estímulos bilaterais (estimula os dois hemisférios cerebrais) e visa eliminar traumas, lembranças negativas em busca de cura para as mais diversas mazelas da mente.

Eu fiz uma sessão e confesso que saí dela mais leve, mais entusiasmada. Vi os efeitos nos meus sonhos, nas minhas reações, nas mudanças de pensamento. Aconteceram episódios com a minha mãe, por exemplo, onde antes eu teria dado mais importância a certas palavras dela, mas não tive o menor impulso de reação. Costumava ser muito reativa à minha família, ficava cheia de raiva etc. Minha mãe que já vinha num caminho de me execrar e me tirar tudo o que pudesse de mim, finalmente deu o golpe final: disse que ia me tirar do plano de saúde para colocar a filha da minha irmã. Se fosse antigamente eu daria um escândalo do tipo: ” ah, já não está satisfeita com todo o mal que me causou e agora ainda quer que eu morra sem assistência médica?!!” Coisas desse tipo. Que nada. Eu simplesmente disse: ok.

Meu irmão também veio tirar satisfações de coisas do passado e eu disse apenas: ah tá… E pronto! Simples assim! Sem esforço, sem precisar ficar me lembrando do que eu prometi fazer ou não fazer da minha vida. Muito libertador! Eu recomendo!!!

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Samara permalink
    26/06/2010 20:41

    As terapias alternativas, que vão direto nas lembranças corporais, ou na reprogramação da mecânica do cérebro, são muito mais efetivas que a psicanálise tradicional, pelo menos para mim. Recomendo muito.
    Ainda que na primeira vez que a gente faça se sinta meio panaca – mas depois vê os efeitos.
    Beijo.

    • Lady permalink*
      28/06/2010 4:31

      Sim, com certeza, já fiz muita terapia alternativa por aí, mas EMDR não é alternativa. É uma técnica desenvolvida para tratar Transtorno de Stress Pós-Traumático. Desenvolvida por pessoas que estudam essas conexões do cérebro de modo científico, não alternativo. É que como ainda é pouco utilizada no Brasil, fica parecendo coisa de bicho-grilo, pacha mama, mas não é não. É coisa da academia mesmo, dos estudiosos e seguidores do Dr. Sigmund Freud, hehe…

      • samara72 permalink
        30/06/2010 8:32

        De qualquer forma, também é um atalho para as palavras.

  2. 01/07/2010 6:32

    É verdade, temos que considerar isso…
    beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: